17 de março de 2016

Pós-graduação em Psicologia Junguiana com Enfoque na Prática Clínica


Recife sedia a partir de julho de 2016 a esperada Pós-graduação em Psicologia Junguiana com Enfoque na Prática Clínica. Para saber mais sobre o curso, acompanhe a entrevista realizada com as coordenadoras da Pós, Alessandra Guimarães , Lívia Campello, Manuelle Andreani e Sayuri Matsumiya.
Como surgiu a ideia de oferecer o curso de Especialização em Psicologia Junguiana com Enfoque na Prática Clínica ?
Surgiu a partir de um desejo nosso de contribuir de alguma maneira para uma ampliação no acesso ao aprofundamento da abordagem junguiana no estado. Apesar de ser um teórico muito importante para a história da psicologia, Jung ainda é muito pouco visto nas universidades, mas o interesse pelo pensamento dele vem crescendo cada vez mais, em diversas áreas. Nós fizemos parte da primeira turma de Recife da Especialização em Teoria e Prática Junguiana que foi oferecida pela Universidade Veiga de Almeida (de 2007 a 2009), tendo se formado outra turma após a conclusão da nossa, e desde então não houve mais cursos de especialização nessa abordagem. Atualmente estamos fazendo uma Formação de Analista Junguiano no Instituto de Psicologia Analítica da Bahia, em Salvador.
As pessoas interessadas na abordagem junguiana acabam buscando conhecimento através de cursos menores, ou como auto-didatas, como nós mesmas fizemos no início. Surgiu então a proposta de parceria com o IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional), e resolvemos embarcar nessa jornada.
A quem se destina a especialização?
A profissionais graduados que atuem nas áreas de saúde e/ou educação. Nossa idéia é oferecer um embasamento para a prática profissional exercida pelo viés da abordagem. O curso terá um enfoque clínico, trazendo temas e questões relacionadas a visão e ao manejo do profissional no contexto em que ele atua.
Como vai funcionar o curso?
Serão oferecidos 18 módulos teóricos mensais, com aulas nos sábados e domingos, uma vez por mês. Ao final desses módulos haverá a possibilidade de o(a) aluno(a) fazer um estágio optativo durante 4 meses, numa clínica de saúde mental que atua com base na psicologia analítica. Também haverá supervisão clínica ao longo do curso, com discussão dos casos trazidos pelos alunos. Além de professores de Recife, também convidaremos professores de outros estados para dar módulos do curso.
Como pode ser feito o processo de inscrição e matrícula?
Coordenação: no momento estamos colhendo os dados dos interessados para fecharmos a turma. O percurso que o aluno precisa fazer é primeiro, entrar em contato com o IDE e deixar seus dados para inscrição. Assim que a turma for fechada, o IDE entrará em contato com os alunos para que efetuem a matrícula. A previsão de início do curso é julho desse ano, mas se a turma for formada antes, pode ser que haja um adiantamento nesse início. Os interssados podem entrar em contato com o próprio IDE ou conosco, caso haja alguma dúvida a respeito do curso.